Você sabia que um dos dados mais importantes a serem considerados dentro de uma confecção é, sem dúvidas, o rendimento de tecidos e malhas?

Isso porque esse cálculo tem impacto direto nos custos, já que um dos maiores problemas da indústria têxtil é o desperdício de tecidos na hora da produção.

Para diminuir esse problema e o desperdiçamento dos tecidos em sua confecção, gerando uma melhoria não somente na questão de sustentabilidade quanto garantindo um retorno financeiro satisfatório, tudo o que você precisa fazer é implementar ou dar a devida atenção aos cálculos de rendimento do tecido.

Quais os primeiros passos para calcularmos o rendimento do tecido?

Primeiro, precisamos entender que o rendimento de um tecido refere-se ao número de peças que sua confecção poderá produzir a partir da metragem adquirida de um corte ou rolo fechado.

Cada tecido é composto por um tipo de gramatura diferente que estabelece seu metro quadrado e peso.

A seguir, trouxemos a representação das gramaturas por metro quadrado e sua classificação:

TABELA

Hoje mostraremos a vocês um cálculo em específico para aperfeiçoarem novas táticas que proporcionem aproveitamento de tecido e retorno financeiro: O rendimento do tecido para Malha.

Mas afinal, como podemos calcular o rendimento da Malha?

O cálculo para rendimento da malha se dá pela relação entre comprimento e peso, ou seja, quantos metros (comprimento) há em 1 Kg (peso) de tecido.

Portanto, para chegar ao valor final, precisamos levar em conta a gramatura do tecido (gramas por metro quadrado) e a sua largura:

Multiplicando-se esses dois fatores chegamos à gramatura linear, que é o peso do tecido em um metro corrido, em gramas.

Exemplo: um tecido com largura de 1,5m e gramatura de 200 g/m² tem 300 g/m linear.

Então, numa regra de 3, se em um metro temos 300 gramas, quantos metros teremos em 1000 gramas (ou 1 kg)?

Se dividirmos 1000 (igualdade de 1000 gm, que é a mesma coisa de 1 KG) por GLM (gramatura por metro linear) obtemos seu rendimento MT/KG.

Nesse caso, 1000 (gr) dividido por 300 (GLM) é igual a 3,33. Logo, significa que o tecido rende 3,33 metros para cada kg.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o tema, você pode entrar em contato com seu vendedor ou representante MN Tecidos. Nossa equipe sempre estará à disposição!