Você é mais um dentre tantos profissionais do mundo da moda e indústrias têxteis, que ainda tem certa dificuldade para identificar o lado certo do tecido?

Precisamos entender que é de suma importância o conhecimento adequado sobre os tecidos adquiridos junto com uma sensibilidade visual e tátil, evitando possíveis erros nas suas produções e desperdício de tecido, seja no momento de enfestar, cortar ou produzir.

Com isso, para facilitar na hora de identificar o lado direito e o lado avesso de um tecido, separamos algumas dicas para te auxiliar no momento do manuseio:

Dica 1: Estrutura do Tecido

Alguns tecidos são construídos de uma forma que já define seu lado a ser exposto.

Por exemplo: O tecido de sarja quando produzido tem sempre na sua face o aspecto diagonal dos fios, que chamamos de sarjado ou twill.

O tecido jacquard e os tecidos maquinetados têm desenhos e relevos com uma definição melhor no lado direito do que no avesso.

Já o veludo também é produzido de uma forma a aparecer sempre os seus canais no lado direito.

Dica 2: Brilho

O tecido de cetim é um caso bem conhecido, sendo um entrelaçamento de fios brilhantes e opacos. Entretanto, os fios brilhantes se sobrepõem em maior número no lado direito, tornando o lado avesso sem brilho.

Outros tecidos tem um acabamento térmico que chamamos de calandra, que consiste no contato de um lado do tecido numa superfície metálica aquecida que “passa” o lado direito do tecido, deixando-o mais brilhante.

Dica 3: Toque

uGVuf WJmuZRLKsRM QEBfcziuC

Tecido: Cupro Boreal

Algumas resinas podem ser aplicadas no tecido no final da fabricação para dar propriedades específicas a ele.

Essas aplicações deixam o lado direito do tecido mais liso, podendo ser também “escovado” para ter um toque mais aveludado.

Denominamos esse processo como Peletização e é sempre feito no lado direito. Os tecidos estampados também tem um toque mais liso no seu lado de face, além de uma definição maior da estampa.

Dica 4: Malhas

Um “truque” para identificar o lado direito do tecido de uma malha é esticá-la em seu sentido transversal (de ourela a ourela).

O tecido de malha sempre tende a enrolar para dentro do lado direito. Em malhas feitas com pontos maiores, podemos ver que a laçada da malha aparece no lado direito do tecido.

Dica 5: Rolo

Os tecidos são acondicionados em rolos para melhor manuseio e transporte. Geralmente, são enrolados com a face voltada para dentro, para proteger a cor e o acabamento.

Mesmo com nossas 5 dicas para reconhecer o lado certo do tecido, você pode usar o tecido no lado que mais combine com seu projeto.

Jogar com texturas e brilho faz parte da sua criatividade, que é o que vai determinar a melhor escolha possível, fazendo isso de forma consciente, como uma escolha e não como como uma distração.