• Blog
  • Conheça mais sobre faixas refletivas e EPI: Mais segurança no ambiente de trabalho

Conheça mais sobre faixas refletivas e EPI: Mais segurança no ambiente de trabalho

19 Janeiro 2024

No cenário do mundo corporativo, a segurança no ambiente de trabalho é uma prioridade. Aqui na MN Tecidos compreendemos a importância de uniformes adequados, e neste artigo, explicaremos os benefícios e a relevância do uso de uniformes com faixas de Equipamentos de Proteção Individual (EPI). 
 
Segurança em Primeiro Lugar 

A segurança dos colaboradores é primordial para um ambiente de trabalho saudável e produtivo. Os uniformes com faixas EPI são uma abordagem inovadora que combina funcionalidade e estilo. 

Essas faixas, incorporadas aos uniformes, desempenham papel na identificação e proteção dos funcionários, contribuindo para a redução de acidentes e lesões. 
 
Identificação 
As faixas EPI nos uniformes não apenas oferecem segurança, mas também facilitam a identificação rápida das funções de cada colaborador. 

Isso é vital em ambientes industriais e de construção, onde a distinção entre diferentes equipes é essencial para a organização e coordenação eficaz. 
 
 
EPI para cada tipo de profissão 

Diversas profissões fazem a utilização da Uniformização com Equipamentos de Proteção Individual, dentre elas destacamos:

Construção Civil: Incluem capacetes, óculos de proteção, luvas e até mesmo calçados de segurança. A presença das faixas refletivas tanto no uniforme quanto no equipamento é fundamental para garantir a visibilidade dos trabalhadores.

CIVIL.pngFonte: Adobe Stock

Saúde: Os profissionais da saúde utilizam uniformes EPI a fim de evitar a propagação de infecções. Incluindo em sua vestimenta o avental, luvas, máscaras e óculos em algumas ocasiões.

SAÚDE.pngFonte: Adobe Stock

Indústria Química: Estes profissionais lidam com substâncias químicas perigosas, com isso a utilização de um uniforme específico faz-se necessária. Incluem trajes de corpo inteiro, máscaras e luvas.

QUIMICA.pngFonte: Adobe Stock


Profissionais de Trânsito, Segurança e Equipes de Manutenção de Estradas: Essas profissões fazem o uso da uniformização com faixas refletivas para garantir sua segurança, já que elas garantem mais visibilidade, principalmente em períodos noturnos. Reduzindo o risco de acidentes de trabalho.

TRANSITO.pngFonte: Adobe Stock

Serviços de Emergência: Bombeiros, paramédicos e policiais contam com essa uniformização para enfrentar o cotidiano. Incluem trajes com resistência ao fogo ou antibacterianos, coletes à prova de balas, capacetes de segurança e máscaras quando necessário. 
Além disso, as equipes de resgate dependem das faixas refletivas para sua identificação durante suas operações noturnas ou para locais de difícil acesso e risco.

EMERGENCIA.pngFonte: Adobe Stock

Indústria Alimentícia:Utilizam os uniformes para manter a higiene e prevenir contaminações. Podendo incluir toucas, calçados específicos, aventais e em alguns casos, máscaras de proteção.

ALIMENTICIO.pngFonte: Adobe Stock

Profissionais de Limpeza: Fundamentais para a segurança e higienização adequada, essa profissão inclui no seu cotidiano aventais, luvas de proteção, máscaras e uniformes mais leves e respiráveis. 

LIMPEZA.pngFonte: Adobe Stock

Eletricistas, Engenheiros Elétricos e Técnicos de Manutenções: Os profissionais que lidam com eletricidade enfrentam riscos significativos e a utilização de uniformes EPI torna-se crucial. Incluem capacetes, luvas isolantes e até mesmo macacões antichamas. Além disso, para alguns casos também se faz necessária a utilização de óculos de proteção.

ELETRICISTA.pngFonte: Adobe Stock

Variedade com Estilo 

Ciente da necessidade de fundir a funcionalidade com estilo, a MN Tecidos oferece uma ampla variedade de tecidos para complementar sua confecção de uniformes com faixas EPI.

Desde cores vibrantes à neutras, podemos garantir que seus colaboradores estejam não apenas seguros, mas que também sintam-se mais representados pela imagem da empresa. 
 
Compliance Regulatório 

Uma das preocupações constantes para as empresas é a conformidade com regulamentações de segurança no trabalho. Com isso, a confecção de uniformes com faixas EPI pode atender as normas estabelecidas, isso garantirá que sua empresa esteja sempre em conformidade, evitando penalidades.

Durabilidade e Conforto com Inovação Tecnológica 

Nós entendemos que os uniformes devem ser peças duráveis e confortáveis para que seu colaborador possa enfrentar as demandas de seu cotidiano sem contratempos. 

Nossos tecidos de alta qualidade podem garantir a resistência necessária, além do conforto para o bem-estar em suas funções rotineiras.

Os Uniformes Profissionais e Sua Evolução 

Tendo em vista a constante evolução mundial para vários quesitos, já era de se esperar que no universo têxtil não fosse diferente. Os uniformes profissionais têm evoluído pensando em atender às crescentes demandas empresariais com segurança e estilo.

Ao contrário do que muitos pensam, os uniformes têm uma história que remontam o passado. Sua presença já é registrada desde o século XV, momento em que foram utilizados pelo exército e tempos depois, tornaram-se mais populares ainda devido aos esportes.

Desde aquela época, a utilização e o aprimoramento dos uniformes tornaram-se evidentes, trazendo até os dias atuais uma importância fundamental ao mundo profissional.

Seguindo a trama dessa evolução, passada por outras inúmeras funções como a área da saúde e até mesmo a moda dentro de escritórios, chegamos nos uniformes profissionais com as faixas EPI. Onde tornaram-se não apenas um compromisso com a segurança, mas também ao bem-estar.

Mais lidos

  • Retrospectiva Têxtil: Relembre os lançamentos MN Tecidos de 2023

    22 Dezembro 2023
    Em 2023, reafirmamos nosso compromisso com os clientes. Após extensos estudos e pesquisas, aprese...
  • O Universo da Helanca: Versátil para Diversas Aplicações

    05 Dezembro 2023
    A MN Tecidos tem o prazer de apresentar a vocês um mergulho profundo no universo da helanca, um t...
  • MN Tecidos na São Paulo Fashion Week com Korshi 01 e Heloisa Faria

    17 Novembro 2023
    São Paulo Fashion Week (SPFW): Celebra “Origens” e a Moda Brasileira A SPFW é a maior semana de ...
  • Tecidos para o Halloween: Venha tecer um terror de arrepiar!

    13 Outubro 2023
    É isso aí, queridos amantes do Halloween! Já começou a nova temporada de sustos, travessuras e go...
  • Entendendo as Instruções de Lavagem

    02 Outubro 2023
    Entender as etiquetas de instrução de lavagem é primordial para o cuidado correto com nossas roup...
  • Qual o melhor tecido para jaleco: Escolha o material perfeito

    15 Setembro 2023
    Para confecções, indústria têxtil e modelistas, a seleção do tecido ideal para jalecos é fundamen...
  • Conheça os 5 principais Tecidos para Uniforme

    01 Setembro 2023
    Quando o assunto é uniforme, a escolha do tecido certo torna-se de suma importância, já que gar...
  • Como é feito o tecido de malha: Entenda o processo de construção e entrelaçamento de fios

    17 Agosto 2023
    Já se perguntou sobre como é feito aquele suéter ou meias que são tão quentes e confortáveis? A...
  • Conheça as construções mais famosas para Tecidos da Moda Feminina

    02 Agosto 2023
    A indústria da moda feminina é uma das mais versáteis e criativas ao redor do mundo, e os tecid...
  • MN Tecidos e Casa de Criadores: Ressignificando a moda brasileira

    19 Julho 2023
    A Casa de Criadores é um evento de moda que ocorre em São Paulo desde 1997, fundado por André H...
Inscreva-se para receber
nossas novidades

Contato

  • Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Lojas

  • R. Dr. Carlos Botelho, 177/179 - Brás
  • São Paulo, SP - 03017-010

  • (11) 2799-6744
Fale conosco pelo Whatsapp
Close and go back to page
  • R. Almirante Barroso, 478 - Brás
  • São Paulo, SP - CEP: 03025-000

  • (11) 2291-9799

TEXTIL MN COMERCIO DE TECIDOS E CONFECCOES LTDA

06.311.274/0004-20

© Tecidos MN. Todos os direitos reservados.